Francesco Luciani associa-se à celebração dos 20 anos da elevação do Douro a Património da Humanidade da UNESCO com a proposta de uma experiência musical cativante.
O concerto “Harmonias” retrata uma paisagem cultural que nasce de um ecossistema equilibrado que combina tradição, inovação, testemunhos e vivências musicais.
Tal como o Douro, que é uma das ligações mais belas e celebradas entre Portugal e Espanha, o programa deste concerto une a musicalidade da Península Ibérica, como um poema e uma homenagem que cria “Harmonias” entre o popular e o erudito, atravessando a história dos séculos e das tradições musicais.
Ao longo de 45 minutos, apresenta-se ao público uma seleção das mais belas músicas alguma vez escritas para guitarra clássica, num repertório que viaja desde o século XVII até aos nossos dias.
A guitarra clássica é um instrumento musical harmónico que canta com grande beleza como se de uma pequena orquestra se tratasse. Nascida da humilde tradição popular, frequentemente associada aos momentos de festa e celebração, hoje tem uma presença nobre e de excelência capaz de criar uma aura especial e única que hipnotiza e envolve quem escuta o dedilhar das suas cordas. É como um bom cálice de Vinho vindo dos socalcos do Douro, que nasce da tradição e chega hoje até nós como um testemunho repleto de Tempo, Vivências, Cultura e Harmonia.
O tour conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e da Antena 2 e passa pelas cidades de Vila Nova de Gaia, Peso da Régua e Lamego, em locais-chave ligados à cultura e tradições do Alto Douro Vinhateiro.