A Arte de Tocar Emoções

Qualidade, beleza, criatividade e sensibilidade na criação de experiências sonoras únicas e inesquecíveis.

A Arte de Tocar Emoções

Qualidade, beleza, criatividade e sensibilidade na criação de experiências sonoras únicas e inesquecíveis.

Francesco Luciani & Gerardo Carbone

Duo Sintaxis

Dois músicos profissionais com um background de excelência e uma exímia preparação musical juntam a sua experiência e a sua Arte para criar o Duo Sintaxis.

Assente numa lógica de apresentação de repertórios normalmente pouco explorados em ambiente de concerto, o Duo Sintaxis combina a polifonia da guitarra clássica com a voz melódica do clarinete, instrumentos guiados pelas mãos experientes do guitarrista clássico Francesco Luciani e do clarinetista Gerardo Carbone.

Desde repertórios clássicos até transcrições de melodias célebres, cada espectáculo do Duo Sintaxis é estudado e preparado para criar experiências musicais e sonoras únicas que emocionam, envolvem, cativam e sensibilizam públicos de várias idades e em diferentes contextos. 

Duo Sintaxis

Quem Somos

Francesco Luciani - Guitarra Clássica

Gerardo Carbone - Clarinete

Complete a sua programação: Encomende um Concerto

Peça mais informação e saiba tudo o que precisa fazer para encomendar um concerto do Duo Sintaxis.

Guitarra Clássica

Francesco Luciani

Francesco Luciani é músico, professor, formador e compositor. Com uma carreira internacional, apresenta-se em palco na Europa, África e América Latina como solista, em duo, com orquestras e grupos de música de câmara.

Ativo divulgador da guitarra clássica e seu repertório, editou vários discos como Sonatas Ibéricas; J.S. Bach: Sonata/Suite/Partita; e Domenico Scarlatti: De Itália para a Corte Portuguesa. Com a AvA Musical Editions publicou várias transcrições e originais para guitarra, com destaque para Cinco Sonatas de Carlos Seixas (2013), Quatro Toccatas de C. Seixas para duas guitarras (2017) e Scarlatti & Soler for Guitar (2019). Por outro lado, tem promovido vários ciclos temáticos em que, através de concertos ao vivo e conferências, promove a educação de diferentes públicos para a música e cultura.

Diplomou-se com nota máxima em guitarra no Conservatório Superior de Música “A. Casella” (Itália). Em Portugal concluiu os Mestrados em Música e Ensino da Música na ESML, e em Espanha completou o Curso Universitario Internacional de Música Española (Universidade de Santiago de Compostela). Aperfeiçoou os seus estudos com professores de renome internacional como F. Rizzuto, José P. Nagy, Olga Prats, António P. Vargas, José L. Rodrigo, E. Isaac, Bruno B. D’Amario, G. Bandini, M. Mela, A. Ponce e G. Nuñez (guitarra flamenca).

Mantém uma ativa atividade artística e didática entre Portugal e Itália.

Clarinete

Gerardo Carbone

Gerardo Carbone é diplomado em Clarinete pelo Conservatório de “G. Martucci” (Salerno, Itália) e concluiu com nota máxima o Mestrado de Clarinete no Conservatório “G. Nicolini” (Piacenza, Itália) sob a orientação do professor Paolo Beltramini, um dos mais reputados e premiados clarinetistas italianos da atualidade. É igualmente Diplomado em Didática da Música e em Didática Instrumental.

Para aperfeiçoar os seus estudos, frequentou Cursos de Especialização e diversas Masterclasses, tendo sido aluno de famosos professores com destaque para Fabrizio Meloni, primeiro clarinete da Orquestra do Teatro della Scala em Milão, e Karl Laister, ex-clarinetista da Filarmónica de Berlim hoje considerado um dos melhores clarinetistas de todos os tempos. Inclusivamente, em 1995, por ocasião do evento “Férias Musicais” em Ravello (IT), integrou a Orquestra Lírico-Sinfónica formada pelo maestro U. Cattini no âmbito de uma masterclass para jovens maestros.

Ao longo dos anos, Gerardo Carbone tem-se dedicado a uma extensa atividade didática e musical, apresentando-se frequentemente em concerto tanto a solo como em grupos de música de câmara, tendo também colaborado com diferentes Orquestras. Por outro lado, colaborou igualmente com a Associação Filarmónica Italiana.

Em 2002 fez uma digressão por algumas das principais cidades da Austrália, durante a qual participou na transmissão ao vivo da Matinèe Musicale na “Italian Radio in Sydney” e realizou alguns concertos na “Custom House-University of Quinsland” em Brisbane.

Entre 2010 e 2018 integrou um projeto de música de câmara com clarinete, violoncelo e piano, no âmbito do qual realizou vários concertos em cidades italianas incluindo Milão, Vasto e Bolonha, onde o grupo se apresentou em concerto no Göethe Institut.

Durante esse período, em 2013 colaborou também como primeiro clarinete na temporada de concertos no teatro “FP Tosti” de Ortona (IT), e com a Orquestra da Academia de Música de Pescara (IT) sob a direção do famoso Maestro Donato Renzetti. Ainda nesse ano exibiu-se em concerto na XXVI Edição do Salão do Livro de Turim (IT) e entrou como primeiro clarinete na orquestra “T. Schipa ”de Lecce (IT).

Em maio de 2018 realizou a gravação do Trio para Clarinete, Violoncelo e Piano de Nino Rota, um trabalho discográfico para a Editora “Pongo Edizioni” realizado no Auditório do “Teatro alla Scala” em Milão.

Desde 2019 integra um grupo de música de câmara com clarinete, violino e piano, com o qual tem desenvolvido vários concertos, de que se destacam os concertos realizados em Itália durante 2020, nomeadamente no Festival de Música das Nações do Teatro Marcello (Roma), no “Festival delle Abazie” (Teramo), e no Festival Chieti Classica 2020 (Chieti).

Desenvolve regularmente atividade didática como professor de clarinete desde 2003 tendo ensinado em diversos conservatórios e escolas de música italianos, sendo atualmente professor de Clarinete do Liceu Musical “R. Mattioli ”de Vasto (IT).