Os 120 anos da morte de Eça de Queiroz celebram-se ao som da guitarra clássica

Os 120 anos da morte de Eça de Queiroz celebram-se ao som da guitarra clássica

Este domingo, 16 de Agosto, Francesco Luciani apresenta-se a concerto na Fundação Eça de Queiroz, na Quinta de Tormes (Santa Cruz do Douro, Baião), às 18.30h. Neste que será o palco do último concerto deste mês de Agosto do tour musical “Uma Playlist dos Tempos de Magalhães”, e navega-se pelos mares da música e da literatura, em mais um local de extrema beleza natural e repleto de história, bem junto aos socalcos das vinhas nas margens do Douro.

Continua-se a festejar a viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, mas desta feita junta-se uma data especial, já que neste dia 16 de Agosto se celebram os 120 anos da morte do escritor Eça de Queiroz, um dos maiores vultos da história da literatura portuguesa, que imortalizou a Quinta de Tormes (local onde decorre o concerto) na sua obra A Cidade e as Serras.

Sobre a Fundação Eça de Queiroz

A Casa de Tormes acolhe a sede da Fundação Eça de Queiroz e é o cenário real (e ficcional) da obra literária A Cidade e as Serras do escritor José Maria de Eça de Queiroz. Importante núcleo museológico referente à vida e obra deste autor, a Casa, originalmente chamada de Quinta da Vila Nova, situa-se num belo cenário envolvente em que sobressaem os poderosos vales do Douro. O nome de Casa de Tormes foi dado à propriedade por Eça na sua obra de ficção, e ficou até aos dias de hoje. Além do espólio do escritor, a casa enquanto museu conserva ainda vários móveis, milhares de livros e muitos quadros oferecidos pelo rei D. Carlos ao escritor.

O concerto será realizado neste rico ambiente cultural e paisagístico, que tanto encantou Eça de Queiroz no passado. Ao mesmo tempo, é um concerto que servirá também para juntar uma efeméride literária a um momento musical que remete para um evento histórico (a viagem de Magalhães), já que a 16 de Agosto de 2020, dia do concerto, se celebram os 120 anos da morte deste outro ilustre português, o escritor Eça de Queiroz.

Concerto Fundação Eça de Queiroz - Tormes, Baião - 16 Agosto 2020, 18h30
A Fundação Eça de Queiroz acolhe o último concerto deste mês de Agosto do tour musical “Uma Playlist dos Tempos de Magalhães.”

Informação Adicional

Página Oficial do Tour
http://francesco-luciani.com/tour-uma-playlist-dos-tempos-de-magalhaes/
Evento Facebook – Concerto na Fundação Eça de Queiroz
https://www.facebook.com/events/950728528762574/
Informação Sobre a Fundação Eça de Queiroz
https://feq.pt/